quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Sonda Cassini captura imagem de tempestade em Saturno



Imagem captada pela sonda Cassini, da Nasa, mostra em branco a tormenta no hemisfério norte de Saturno Foto: AFP

A foto obtida no dia 24.12.2010 mostra em branco a tormenta no hemisfério norte do planeta. As informações são da agência AFP.
As tormentas em Saturno são comuns, mas segundo o site space.com, a tempestade captada pela sonda Cassíni, da Nasa, é maior que o normal e brilha mais que os próprios anéis do planeta.


terça-feira, 21 de dezembro de 2010

ECLIPSE DA LUA ENCANTA O HEMISFÉRIO NORTE

O Satélite ficou todo encoberto pela sombra da Terra
Quem olhou para o céu na madrugada desta terça-feira na América do Norte e na Europa foi agraciado com uma bela visão: uma lua cor-de-rosa, acobreada ou até mesmo vermelho sangue, obscurecida por um eclipse total.
O fenômeno durou mais de três horas, começando às 04H33 de Brasília e terminando às 08H01. Das 05H41 às 06H53, o satélite ficou totalmente encoberto pela sombra da Terra. 




Entendendo o que é um eclipse lunar:


Um eclipse lunar é um fenômeno celeste que apenas ocorre quando está lua  cheia e há um alinhamento entre o sol, a terra e a lua, de forma a que a terra fique entre o sol e a lua. Ou seja a lua está coberta (total ou parcialmente) pela sobra da terra. Veja o esquema seguinte para uma melhor compreensão.




Existem 3 tipos de eclipses lunares:
  1. Penumbral – A lua passa através da penumbra da sombra terrestre. É dificilmente visível.
  2. Parcial – Uma parte da lua passa através da umbra da sombra terrestre. São facilmente visíveis.
  3. Total -  A totalidade da lua passa através da umbra da sombra terrestre. São facilmente visualizados e a lua pode ficar com uma cor laranja, avermelhada ou acastanhada.  


fonte: http://linking2008.blogspot.com/2009/05/eclipse-lunar-o-que-e-e-quando-ocorrera.html#ixzz18mE7kHBK

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Por Ariane Riena
                                                                              Estão vendo esta foto? Querem que o mundo fique assim? Acham isso bonito?


Pare e pense quando você chega no centro da sua cidade o que se encontra é lixo e mais lixo e bem menos árvores. Estou mentido?
Todos sabem da existência do aquecimento global, porém, muitos não fazem nada para mudar essa realidade. Os que possuem poder para fazer algo pelo planeta, muitas vezes nem se preocupa.Pensem só um pouquinho: você não estará aqui, mas seus filhos, netos e bis-netos estarão.

Estamos deixando esse problema para depois e depois PODE SER TARDE DEMAIS! 
Isto é feito um câncer se não for tratado logo a pessoa morre. É o que vai acontecer na Terra, se não cuidarmos, ela vai morrer. ONDE VAMOS MORAR? 

Pense e reflita. Se cada um fizer a sua parte ainda dá tempo de salvarmos nosso Planeta.


Texto Original: Ariane Riena - http://www.fotolog.com.br/ary_riena
Adaptado por: Renata Araújo

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

COMO A ACNE E AS ESPINHAS SÃO FORMADAS?


Assim como a acne, a espinha é um problema muito comum entre os adolescentes e jovens. Mas o que acne? Como se forma a espinha? E por que é tão comum entre adolescentes e jovens?


Para se entender como se dá à formação da acne e da espinha, necessário se faz, lembrarmos da constituição da nossa pele. Ela se divide em camadas, a epiderme e a derme. A derme possui pequenos “alvéolos” denominadas de glândulas, são as glândulas sebáceas. Estas produzem uma secreção que é uma mistura complexa de lipídios, e é controlada por hormônios sexuais. Na puberdade a secreção sebácea é aumentada, devido à acelerada produção desses hormônios. Por isso este problema é mais característico nos adolescentes.



Quando ocorre uma produção excessiva dessa secreção, há uma obstrução nos “canais” dessas glândulas, ocasionando dessa forma a acne, que pode ser esbranquiçada ou enegrecido. Este local fica propício à proliferação de bactérias oportunistas que acabam infeccionando a região formando o que conhecemos como espinhas. 

BURACO NEGRO NO CENTRO DA VIA LÁCTEA


Após 16 anos de estudos, astrônomos alemães, juntamente com pesquisadores do Instituto Max-Planck para Física Extraterrestre, confirmaram que há um enorme buraco negro no centro da Via Láctea, galáxia onde fica a Terra.


O release do estudo publicado na página do Max-Plank, conta que os especialistas rastrearam, por 16 anos, o movimento de 28 estrelas que circulam no centro da galáxia e conseguiram até medir a massa do buraco negro.



As órbitas estelares no centro da galáxia mostram que a concentração central de massa de 4 milhões de massas solares é um buraco negro, acima de qualquer dúvida.



Os buracos negros são objetos cuja gravidade é tão forte que sequer a luz lhes consegue escapar, por isto, são vistos como objetos extremamente perigosos de se lidar.



Embora os estudos lhes ratifiquem o poder destrutivo, absolvem-lhes pelo poder criativo: o cientista Robert Massy, da Sociedade Real Astronômica, confirma que as galáxias se formam em volta de buracos negros gigantescos e sem eles, dificilmente haveria concentração de massa suficiente para tal formação



Não se assuste, todavia, com a comprovação do evento. Os pesquisadores do Max-Planck também calcularam a distância do centro da Via Láctea, onde está o buraco negro, para a Terra, e chegaram à grandeza de 27 mil anos-luz: não há probabilidade científica de a Terra cair nele.


A AVENTURA DO HOMEM QUE CALCULAVA

Você é capaz de desvendar o mistério dos camelos?




Poucas horas havia que viajávamos - eu e Beremiz Samir (O Homem que Calculava) - ambos montados num camelo, pela estrada de Bagdad, quando nos ocorreu uma aventura digna de registro, na qual meu companheiro de viagem Beremiz, com grande talento, pôs em prática as suas habilidades de exímio algebrista.

Resumo da ocorrência:
Encontramos três homens que discutiam acaloradamente ao pé de um lote de camelos. Por entre pragas e impropérios gritavam possessos e furiosos:
Não pode ser! 
Isto é um roubo! 
Não aceito! 



O inteligente Beremiz procurou informar-se do que tratava.
Somos irmãos - esclareceu o mais velho - e recebemos como herança, esses 35 camelos. Segundo a vontade expressa de meu pai, devo receber a metade, o meu irmão Hamed Namir uma terça parte e ao Harim Namir, o mais moço, deve tocar apenas a nona parte. Como fazer a partilha se a metade, a terça parte e a nona parte de 35 não são exatas?
É muito simples, atalhou o Homem que Calculava. Encarrego-me de fazer, com justiça, essa divisão, se permitirem que eu junte aos 35 camelos da herança este belo camelo que, em boa hora, aqui nos trouxe! Vou fazer a divisão justa e exata dos camelos que são agora, como vêem, em número de 36.



E, voltando-se para o mais velho, Beremiz assim falou:
Deverias receber a metade de 35, ou seja, 17 e meio. Receberás a metade de 36, ou seja, 18. Nada tens a reclamar, portanto, pois saíste lucrando com esta divisão!E tu, Hamed Namir, deverias receber 1/3 de 35, isto é, 11 e pouco. Vais receber 1/3 de 36 que é igual a 12. Também, não poderás reclamar, pois tu também saíste com visível lucro na transação. E tu, jovem Harim Namir, segundo a vontade de teu pai, deverias receber 1/9 de 35, isto é, tres e tanto. Vais receber 1/9 de 36, isto é, 4. O seu lucro foi igualmente notável!



- Ora, como 18 + 12 + 4 = 34, dos 36 camelos, restam 2. Um, já sabemos que é do meu amigo e companheiro de viagem. O outro camelo que resta, por direito será meu, pois vocês haverão de concordar que eu fiz uma partilha justa! E, o astucioso Beremiz, tomou posse do camelo e seguiu viagem com seu amigo. A diferença é que, agora, cada um possuía o seu próprio camelo! 



Uma singular aventura do Homem que Calculava!
Adaptado do livro "O Homem que Calculava".
 

CURIOSIDADES DO REINO ANIMAL

Você sabia?

O Mais barulhento

O mais barulhento dos animais terrestres é o bugio das Américas Central e do Sul. Os machos possuem uma estrutura óssea na parte superior da traquéia que permitem que o som reverbere. Seus gritos assustadores podem ser ouvidos a até 5km de distância.

Os mais fortes
Em proporção ao seu tamanho, os animais mais fortes são os besouros gigantes, encontrados principalmente nos trópicos. Testes realizados com o besouro-rinoceronte demonstravam que pode suportar em seu dorso 850 vezes o próprio peso.Para efeito de comparação, um homem pode levantar (com um auxílio de suporte) apenas 17 vezes o próprio peso.



Olfato mais aguçado
O olfato mais aguçado existente natureza é o do macho da mariposa imperador que segundo experimentos feitos na Alemanha em 1961, pode detectar a substância sexual produzida pela fêmea virgem à distância de 11 Km, contra o vento. 



 Os mais venenosos
Os pequenos e brilhantes sapos das Américas Central e do Sul secretam algumas das toxinas biológica mais mortais conhecidas. A espécie é tão perigosa que os cientistas precisam usar luvas grossas para manipulá-la, no caso de eles terem cortes ou arranhões em suas mãos.



domingo, 19 de dezembro de 2010

NOVA DEFINIÇÃO DE PLANETA



Uma assembléia de astrônomos do mundo vai votar uma proposta que eleva de nove para doze o número de planetas no Sistema Solar. O encontro em Praga deve definir se eleva asteróide, ex-satélite e astro recém descoberto à categoria de planeta.

Veja como ficará o novo Sistema Solar: 
Fonte: http://www.achetudoeregiao.com.br/Astronomia/astronomia.htm
































































sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

LASER APLICADO DE MANEIRA ERRADA PODE CAUSAR QUEIMADURAS

BATERIA GRUDADA AO CORPO USA CALOR HUMANO PARA ALIMENTAR CELULAR


Projeto ainda está sendo aperfeiçoado, e deve chegar ao mercado em 2015

 A Fujitsu Laboratories desenvolveu um pequeno dispositivo que, ao ser usado em pessoas, converte o calor corporal em energia. Em seguida, armazena essa energia como se fosse uma bateria para uso posterior. E mais: o dispositivo híbrido também consegue captar a energia da luz do sol quando se anda em áreas externas.



Este novo empreendimento poderia ter aplicações que ainda não foram testadas. É o primeiro produto que aproveita a energia do calor humano e da luz solar, ao mesmo tempo. Anteriormente, isso exigia dois dispositivos separados e fiações elétricas ou pilhas.


BELEZA CÓSMICA

Hubble captura anel gigante de gás no espaço



O telescópio da Nasa Hubble capturou um enome anel de gás flutuando a 160 mil anos-luz da Terra. Ela tem 18 anos-luz de diâmetro, e esse valor aumenta a 11 milhões de km/h. O anel teve origem em uma grande explosão estrelar na Grande Nuvem de Magalhães.



quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A ESTRANHA REPRODUÇÃO DOS RECIFES DE CORAIS



Os recifes de corais lançam toda uma operação para a sua reprodução, mas acontece apenas uma vez por ano e à noite, alguns dias após a lua cheia. Os pólipos libertam os seus gametas de forma sincrônica e estes misturam-se enquanto sobem à superfície, parecendo um manto colorido. Sébastien Faninoz, biólogo da WWF que registou o momento, compara o fenômeno à queda da neve ao contrário.

O momento foi registado no coração do Pacífico Sul, na Nova Caledónia. Este é um local protegido de qualquer perturbação que possa decorrer da atividade humana.

Para que o processo ocorra é determinante que a temperatura da água esteja entre os 26 e 27 graus Celsius. No dia seguinte, apenas se verifica um manto rosa alaranjado à superfície da água.

Os cientistas supõem que existe um estímulo químico nas águas que possam levar à libertação dos gametas, ou seja, uma espécie de estímulo às hormonas. Os investigadores avançam que o processo de reprodução está muito dependente das condições locais e que em outras zonas, a mesma espécie, poderá desenvolver um método diferente.

Fonte: http://www.cienciahoje.pt

ENVELHECIMENTO É MAIS RÁPIDO EM MAIOR ALTITUDE

Os cientistas sabem há décadas que o tempo passa mais rápido a maior altitude, um aspecto curioso da teoria da relatividade de Einstein, comprovado pela comparação de relógios na superfície da Terra com outros iguais situados em naves espaciais.

Mais recentemente, os físicos do National Institute of Standarts and Technology (NIST), nos Estados Unidos, realizaram a mesma experiência mas a outra escala – compararam a passagem do tempo com uma diferença de apenas 33 centímetros à superfície da Terra e demonstraram, por exemplo, que uma pessoa envelhece mais rápido se passar a vida um par de degraus acima numa escada. Obviamente, a diferença é demasiado pequena para nos apercebermos: 90 mil milionésimos de segundo sobre 79 anos de idade.

Para realizar os testes foram comparados dois dos melhores relógios atômicos do mundo. Os relógios quase idênticos estão baseados num tic tac de um único ião de alumínio, um átomo carregado eletricamente, que vibra entre os níveis de energia mais de um milhão de milhões de vezes por segundo.
imagem de um relógio atômico retirada do National Science Foundation
http://www.nsf.gov/discoveries/disc_images.jsp?cntn_id=114850&org=NSF


O TESTE: 

O teste centrou-se em dois cenários já refletidos por Einstein. Em primeiro lugar, quando os relógios estão submetidos a forças gravitacionais desiguais, devido às diferenças de altitude, o relógio situado mais acima andará mais rápido. Os cientistas elevaram um dos relógios uma terça parte de um metro acima do segundo aparelho e comprovaram, como já previam, que o relógio mais acima andou a um ritmo ligeiramente mais rápido.

O segundo teste refere-se ao paradoxo dos gêmeos, que analisa a diferente percepção do tempo entre os observadores com diferentes estados de movimento. Os investigadores observaram este aspecto da relatividade − em que o tempo passa mais devagar quando o movimento é mais rápido − em velocidades comparáveis a um carro a movimentar-se a 47 km/h, uma escala mais compreensível que as medições feitas anteriormente com aviões a jato.

Estes testes podem ser úteis na geodésia, a ciência da medição da Terra e do seu campo gravitacional, com aplicações na geofísica e na hidrologia. Os cientistas acreditam ainda que estes dados possam contribuir como provas para outras teorias fundamentais da Física.


 Fonte: www.cienciahoje.pt

FÍSICOS CRIAM NOVA FONTE DE LUZ

Físicos da Universidade de Bonn (Alemanha) conseguiram um feito até agora considerado impossível – um super fotão (partícula elementar responsável pelos fenômenos eletromagnéticos), uma fonte de luz completamente nova. A descoberta abre vias para o fabrico de lasers ultravioletas e raios X, com uma aplicação industrial para a produção de chips mais potentes e circuitos integrados mais complexos, mas no mesmo suporte de silício. O estudo foi publicado na revista «Nature».                                                                                

O grande logro destes investigadores foi criar uma nova fonte de luz, um resultado de uma experiência que se torna importante do ponto de vista da física fundamental. Este super fotão – Bose-Einstein (BEC) – representa um novo estado de matéria ou quântico, de alta densidade.

                                                           Condensado Bose-Einstein de fotões

Esta concentração de átomos ou partículas num espaço compacto realiza-se a temperaturas tão baixas que não se distinguem e perdem a identidade e, por isso, formam uma espécie de superpartícula. A ideia já remonta a Satyendra Nath Bose e Albert Einstein (1924-25), mas não conseguiram reproduzi-la.


Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=46228&op=all

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

AURORAS GÊMEAS DE SATURNO

O telescópio espacial Hubble da Agência Espacial Americana (Nasa) capturou o brilho das auroras gêmeas de Saturno. O fenômeno acontece em ambos os polos do planeta simultaneamente. As imagens foram capturadas durante o equinócio do planeta quando o Hubble dirigia suas lentes para os dos anéis do planeta. As informações são do site do jornal britânico The Guardian.

O MÚSCULO MAIS FORTE DO CORPO HUMANO, QUAL SERIA?

De acordo com o site Life's Little Mysteries, ainda não conseguimos determinar qual é o detentor do título de "o músculo mais forte". O problema é que vários podem receber o título, dependendo do ponto de vista e de como medirmos a força.



 De maneira geral, aquele que consegue exercer mais força é o sóleo, que fica na panturrilha. Sem este músculo, não conseguiríamos caminhar, correr, dançar, talvez nem levantar.


Por outro lado, o título poderia ir para o músculo com maior capacidade de pressão - a quantidade de força por área. Ou seja, o sóleo pode até ser o músculo que nos mantém em pé, mas relativamente ele exerce menos força que o pequeno masseter, o músculo da mandíbula. Em 1986, a mordida do americano Richard Hofmann, de Lake City, na Flórida, exerceu uma pressão de 442 kg por 2 segundos, graças ao masseter, um recorde que acabou no Guinness Book.

O miométrio também pode entrar na disputa. O músculo uterino é conhecido por sua capacidade de contrair e relaxar durante o parto humano. Contudo, vai contra o miométrio o fato de ele ser usado praticamente apenas durante o parto e de depender de uma interação com hormônios e fatores bioquímicos para revelar sua verdadeira força. Ou seja, normalmente ele é um fracote Bruce Banner, mas durante o nascimento ele vira um Hulk.

O concorrente mais inusitado talvez seja a língua. Segundo o site, sua combinação de elasticidade e potência nos confere a capacidade de falar, comer e beijar.

O vencedor na categoria "devagar e sempre" certamente seria o miocárdio, a parede muscular do coração. Batendo cerca de 40 milhões de vezes por ano, um coração humano vai chegar a aproximadamente 2,5 bilhões de batidas no seu aniversário de 70 anos, sem nunca parar (com algumas exceções, é claro).

Por fim nós temos o concorrente "grandalhão". O maior músculo do corpo é o glúteo máximo, o bumbum. Nossas nádegas são responsáveis por manter o torso ereto e são poderosas o suficiente para permitir nossos mais altos pulos e mais rápidas corridas.


Fonte: http://www.achetudoeregiao.com.br/noticias/ciencia413.htm

CHOQUES NO CÉREBRO ESTIMULAM HABILIDADES MATEMÁTICAS

Estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, indica que estimular o cérebro com leves choques elétricos pode aumentar as habilidades em Matemática de uma pessoa por até seis meses, sem influenciar outras funções mentais. As informações são do site LiveScience.


Os resultados podem, no futuro, ajudar entre 15% e 20% da população mundial que perderam parte da capacidade de raciocínio com números graças a doenças degenerativas. Pessoas com estas doenças geralmente não conseguem, por exemplo, entender a numeração de etiquetas de roupas e contar o valor correto do troco em uma compra, segundo os cientistas, que dizem que os choques estimulariam estas pessoas a passar por estas situações sem nenhum problema como vergonha, por exemplo


O método é não-invasivo, por meio de um estímulo transcraniano, que aplica leves choques no cérebro por certo período para melhorar ou diminuir a atividade dos neurônios. Nos últimos 10 anos, essa técnica mostrou potencial para ajudar pessoas em diversos problemas cerebrais, como pessoas que sofreram golpes na cabeça, por exemplo.

No estudo, os cientistas da universidade aplicaram o método transcraniano no lobo parietal, região do cérebro que é crucial para o entendimento numérico. Os cinco voluntários possuíam habilidades médias em Matemática, e tiveram que aprender uma série de números artificiais - símbolos que nunca foram vistos antes e que no teste representavam várias medidas - enquanto recebiam os estímulos elétricos, durante seis dias.

Depois, os cientistas investigaram a habilidade dos voluntários para resolver problemas com os números artificiais. Os cientistas, então, descobriram que os estímulos no cérebro aumentaram a habilidade dos voluntários para processar fórmulas e entendimentos matemáticos. Tais habilidades duraram por seis meses, em alguns dos casos.


Fonte: http://www.achetudoeregiao.com.br/noticias/ciencia417.htm

TARTARUGA DE DUAS CABEÇAS VIRA MASCOTE EM PARQUE

ALGUMAS FOTOS CURIOSAS DO SISTEMA SOLAR

 A sonda Cassini faz um dos registro mais próximos de Daphnis - a 75 mil km de distância -, uma lua que fica nos anéis de Saturno         Foto: Nasa

 Meteoro é visto em Stonehenge, no sul da Inglaterra     Foto: Reuters

Erupção Solar em 08 de setembro de 2010                  Foto: Nasa

FOTÓGRAFO RETRATA INTENSIFICAÇÃO DA AURORA BOREAL

A aurora boreal, fenômeno luminoso que ocorre no pólo Norte, geralmente na época dos equinócios, está se intensificando desde 2007 e deve atingir o ápice de luminosidade em 2012, segundo a Nasa - a agência espacial americana.


O fenômeno é causado pelos ventos solares que carregam um fluxo contínuo de partículas elétricas liberadas pelas explosões que ocorrem na superfície do Sol. Quando estas partículas atingem os campos magnéticos da Terra algumas ficam retidas provocando a luminosidade intensa pela liberação de energia ocorrida com a colisão destas partículas com as moléculas e átomos presentes na atmosfera.
                                                                                  Foto: Orvar Atli Thorgiersson/Barcroft Media /BBC Brasil
O fotógrafo islandês Orvar Thorgiersson, 35, está registrando a evolução do fenômeno. "Agora há dias em que as luzes são tão claras que você pode ler um livro à noite. Elas são mais claras que a lua", diz.


O evento será causado pelo máximo solar, período em que o campo magnético no equador do sol roda num ritmo ligeiramente superior ao dos seus pólos. O ciclo solar leva em média 11 anos entre um máximo solar e o outro. O último máximo solar ocorreu em 2000. Segundo a Nasa, o próximo, que ocorrerá em 2012, deve ser o maior desde 1958, quando a aurora boreal surpreendeu os habitantes do México com três ocorrências.


Em 2012, espera-se que as luzes da aurora possam ser vistas até a latitude de Roma. No entanto, caso seja de fato tão intenso, o fenômeno poderá causar problemas a telefones celulares e sistemas de GPS pela liberação de energia num grau mais elevado.


Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4842467-EI301,00 Fotografo+retrata+intensificacao+ da+aurora+boreal.html

Sonda registra vulcão em Titã que pode cuspir gelo

A sonda Cassini localizou em Titã uma montanha com 1.500 metros de altura que parece ter um profundo poço de onde gelo pode ser expelido.
Os cientistas agora imaginam a atividade sísmica da montanha, chamada de "A rosa".
Imagens de Titã --a maior lua de Saturno-- são raras de serem obtidas por causa de sua atmosfera nebulosa que dificulda a visualização da sua superf'ície
 
Ilustração mostra como seria vulcão gelado; o verde equivale a material vulcânico e o azul, a solo arenoso