sexta-feira, 13 de maio de 2011

GRANDES EMISSÕES DE RAIOS GAMA NA NEBULOSA DE CARANGUEJO

A NEBULOSA:
A nebulosa de Caranguejo está localizada a uma distância de 3600 anos luz da Terra (aproximadamente  59,6 quatrilhões de quilômetros) . Ela contém no seu centro um pulsar - uma estrela que emite ondas de rádio em impulsos repetidos regularmente - que gira cerca de 30 vezes por segundo. A Nebulosa do Caranguejo é composta principalmente de detritos de uma supernova destruída no ano 1054.

O FENÔMENO:
O FERMI – Telescópio espacial de raios gama -  detectou uma emissão de raios gama  na nebulosa de caranguejo que durou cerca de 6 dias e alcançou níveis 30 vezes maiores que o normal e em alguns momentos com variação a cada hora.

Nebulosa de Caranguejo - Foto:AP
Até o momento, nenhum dos componentes já conhecidos da nebulosa é capaz de explicar a luminosidade observada pelo Fermi, diz Roger Blandford, diretor de um instituto de astrofísica e cosmologia nos EUA.
"Tem de haver outra fonte para esses raios gama altamente energéticos", ele disse à BBC News. "São necessários cerca de seis anos para a luz cruzar a nebulosa, então essas erupções, (ocorridas) em horas, têm de ser produzidas em uma região bem compacta em comparação com o tamanho da nebulosa."

 O entendimento do fenômeno deve levar algum tempo, opina o pesquisador Rolf Buehler. "É incomum que algo coloque toda a sua energia em raios gama", disse. "Estamos diante de um grande quebra-cabeças e provavelmente precisaremos de alguns anos para entendê-lo."
A principal suspeita até agora é de que, em uma região próxima ao pulsar, intensos campos magnéticos vão em direções opostas, reorganizando-se repentinamente e acelerando partículas a uma velocidade próxima à da luz.
O TELESCÓPIO:
O telescópio, parceria da Nasa (agência espacial americana) com alguns países europeus e asiáticos, foi lançado em 2008. Seu nome é uma homenagem a Enrico Fermi, físico ítalo-americano que trabalhou no desenvolvimento do primeiro reator nuclear e que recebeu o Nobel de Física em 1938 por sua pesquisa sobre a radiatividade.

PÔR DO SOL VISTO DO ESPAÇO

agência espacial americana (Nasa),  uma foto do pôr do sol na costa oeste da América do Sul.
A imagem foi tirada por tripulantes a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Cada transição entre dia e noite é marcada no chão por uma linha que separa o lado escuro da Terra do ensolarado. Segundo a Nasa, o limite entre a luz e a escuridão é difuso devido ao espalhamento da luz pela atmosfera da Terra.

Foto: Nasa/divulgação

segunda-feira, 9 de maio de 2011

IMAGENS INÉDITAS DO SOL DIVULGADAS PELA NASA

A agência espacial americana Nasa divulgou novas imagens do sol capturadas pelo seu satélite chamado Observador Dinâmico Solar (SDO, em inglês), que faz 80 imagens do Sol a cada minuto, com qualidade dez vezes superior ao de uma televisão HD.
A Nasa está trabalhando em conjunto com a universidade central de Lancashire (UCLan), na Grã-Bretanha, para monitorar detalhes inéditos sobre o campo magnético do astro e a coroa solar.
Além do interesse científico, as imagens também serão usadas como inspiração para uma obra do artista digital Chris Meigh-Andrews, que é professor da mesma universidade. 
As imagens captadas serão projetadas em um telão em uma das ruas da cidade britânica de Preston até o final desta semana.

Confira as imagens: 
Foto: Nasa

Foto: Nasa

Foto: Nasa

Foto: Nasa

Foto: Nasa

Foto: Nasa

Foto: Nasa

domingo, 8 de maio de 2011

MAIOR FÓSSIL DE ARANHA É ENCONTRADO NA CHINA

A aranha do gênero Nephila foi encontrada em uma formação rochosa na região da Mongólia Interior e data de aproximadamente 165 milhões de anos atrás. O fóssil possui 15 centímetros de extensão quando suas patas estão abertas.

Imagem: divulgação - www.jornalciencia.com
A nova descoberta faz com que a existência do gênero Nephila seja revista para o Período Jurássico tornando-a a aranha mais antiga já documentada. 

A origem:
As aranhas possivelmente tiveram origem em algum lugar da Pangea – supercontinente que continha todos os sete continentes modernos. Os registros fósseis da espécie são escassos, antes deste achado o registro mais antigo datava de 34 milhões de anos.  

Atualmente:
Aranhas da mesma família ainda existem. Vivem em regiões tropicais e subtropicais e são responsáveis por confeccionar teias resistentes de coloração dourada que são utilizadas como armadilhas para morcegos, borboletas e pequenos pássaros.

Algumas imagens da Nephila:


Foto: L. von Richter
Foto: divulgação - www.jaxshells.org/spi13.htm

sábado, 7 de maio de 2011

O AMANHECER DOS PLANETAS NA ARGENTINA

Este mês, quatro planetas podem ser vistos no horizonte ao amanhecer. A imagem é simplesmente fantástica e foi feita em uma praia na Argentina.

por Imagem Créditos & Copyright:Luis Argerich

Na parte superior da foto, vemos o grande brilho de Vênus. Mercúrio encontra-se um pouco mais embaixo  a direita de Vênus. Júpiter, está mais abaixo, no centro da imagem  e debaixo de Júpiter,  Marte é relativamente fraco e luta para brilhar através de um banco de nuvens finas e o brilho da aurora.

Com o avanço do mês, as posições dos planetas vão mudar. Marte e Júpiter irão mais pra cima enquanto Vênus e Mercúrio se aproximarão do Sol nascente.


quarta-feira, 4 de maio de 2011

GALÁXIA EM FORMA DE "S"

A imagem da galáxia NGC 2442 situada ao sul da constelação do peixe voador foi divulgada hoje pelo Observatório Europeu do Sul (ESO). Ela possui uma forma espiral de curvas assimétricas.

A galáxia encontra-se a 50 milhões de anos-luz da Terra, ou seja, a uma distância de aproximadamente 473 quintilhões de quilômetros do nosso planeta.

Segundo a ESO, uma possível explicação para o formato de "S" da galáxia, seria uma interação gravitacional com outra galáxia no passado, mas essa hipótese ainda não foi provada. A essa interação foi dado o nome de Meathook Galaxy (galáxia "gancho de carne") em alusão ao gancho onde as carnes ficam penduradas em um açougue.


Foto: ESO/Divulgação


















Em 2006, o telescópio espacial Hubble captou uma imagem do local detalhando um dos "ganchos":

segunda-feira, 2 de maio de 2011

O LADO NEGRO DE TITÃ

Foi divulgada hoje a imagem do lado negro da maior lua de Saturno, Titã. 
O registro foi feito em 26 de Novembro de 2010, na missão da sonda espacial Cassini Huygens quando a mesma estava a 1,9 milhões de quilômetro do satélite.
A imagem mostra um halo formado quando a luz se espalha na atmosfera de Titã. A camada mais fina é a "escassa" atmosfera da lua e tem cerca de 5150 km de espessura.
Foto: NASA/JPL/Space Science Institute/Divulgação
Nota: A sonda Cassini Huygens é coadministrada pelas agências espaciais americana (NASA), européia(ESA) e italiana (ASI).




Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia

IMAGEM DA LUA TIRADA POR FOTÓGRAFO AMADOR

O engenheiro aposentado e fotógrafo amador Ralph H. Bernstein é o autor da foto produzida no dia 14.04.2011 e divulgada pela Nasa dia 28.04.2011.
A foto mostra a fase gibosa da lua (quase toda iluminada), entre o quarto crescente e a lua cheia.
A fase gibosa ocorre quando a área iluminada é maior que a metade do objeto.
Ralph H. Bernstein/Nasa
Segundo a Nasa, a parte iluminada da foto corresponde a 80% do tamanho da lua.


Fonte: