terça-feira, 25 de janeiro de 2011

GALÁXIA STARBURST HENIZE 2-10


Esta combinação feita por múltiplos telescópios possibilitou aos astrônomos um novo olhar detalhado sobre como as formações de uma galáxia e um buraco negro podem ter ocorrido no começo do universo. O resultado dessa pesquisa foi publicado online na revista Nature, em 9 de janeiro deste ano.

Galáxias starburst são galáxias que atravessam um processo intenso e contínuo de formação estelar, normalmente em consequência de uma colisão com outras galáxias.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

FUMAR CAUSA DANOS GENÉTICOS MINUTOS APÓS INALAÇÃO




Estudo realizado por cientistas americanos concluiu que a fumaça do cigarro começa a provocar danos genéticos minutos - e não anos - após chegar aos pulmões. A pesquisa foi publicada na revista Chemical Research in Toxicology.
Os pesquisadores envolvidos no estudo de pequeno porte descreveram os resultados como um alerta para pessoas tentadas a começar a fumar. A pesquisa é a primeira feita em humanos detalhando a forma como certas substâncias presentes no tabaco provocam danos ao DNA associados ao câncer.
Há evidências de que substâncias nocivas presentes na fumaça do cigarro, chamadas hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (ou HPAs), seriam responsáveis pelo câncer de pulmão. Até hoje, no entanto, os cientistas não tinham informações sobre a forma específica como os HPAs presentes na fumaça do cigarro danificavam o DNA humano.
Como parte do estudo, financiado pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, os cientistas adicionaram um HPA específico, o fenantreno, a cigarros, e depois monitoraram o progresso da substância nos organismos de 12 voluntários que fumaram os cigarros.
Os cientistas dizem ter verificado que o fenantreno rapidamente formou substâncias tóxicas no sangue dos voluntários, provocando mutações que podem causar câncer.
Os fumantes desenvolveram níveis máximos da substância em um intervalo de tempo que surpreendeu os próprios pesquisadores: entre 15 e 30 minutos após os voluntários terminarem de fumar.
Os pesquisadores disseram que o efeito foi tão rápido que foi equivalente a injetar a substância diretamente na corrente sanguínea. "Este estudo é único", escreveu Hecht, um renomado especialista em substâncias causadoras do câncer encontradas na fumaça do cigarro e no tabaco sem fumaça.
"Ele é o primeiro a investigar o metabolismo humano de um HPA adquirido por meio de inalação de fumaça de cigarro, sem interferência de outras fontes de exposição como a poluição do ar ou a dieta. Os resultados relatados aqui devem servir como um aviso aos que consideram começar a fumar, completou Hecht.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

IMAGENS FANTÁSTICAS DO UNIVERSO (parte 01)

Divulgadas pelo ESO - Observatório Europeu do Sul  


01. Galáxia espiral Messier 83



Essa Galáxia é muito parecida com a Via Láctea. As duas têm, por exemplo, uma barra que passa pelo seu núcleo, o denso conglomerado de estrelas visto no centro delas.

02. Rádio Galáxia Centauro A.



Segundo o ESO, essa é uma das regiões mais estudadas do céu. Pode ser vista do sul do nosso planeta.

03. Nebulosa Pata de Gato (NGC 6334)


Essa é uma das maiores regiões de formação de estrelas conhecidas.   Fica a 5,5 mil anos-luz da Terra, na constelação de escorpião.



04. Nebulosa Águia ( M16 ou NGC 6611)

Localizada na cauda da constelação de Serpente, contém um berçário de estrelas jovens e é muito iluminada.. Está a aproximadamente 9,5 anos-luz da Terra


05. Nebulosa Caranguejo


Esta nebulosa é composta pelos restos de uma supernova (a explosão que ocorre no fim de uma estrela massiva) e fica a 6 mil anos-luz da Terra. A luz verde na imagem é predominantemente produzida pela emissões de hidrogênio. O azul  é emitido por elétrons que os astrônomos acreditam serem acelerados e ejetados continuamente para estrela de nêutrons que gira cerca de 30 vezes por segundo sobre seu eixo e fica próxima ao centro da nebulosa. 

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

PRIMEIRO ECLIPSE SOLAR DE 2011

Começou nesta terça-feira (04.01), pouco depois do amanhecer, na África do Norte e na Europa.
O cone da sombra que a Lua cria ao passar ante o Sol tocou  superfície da Terra primeiro no norte da Argélia, às 04h40 de Brasília, antes de se deslocar para o leste e permitir que a maior parte da Europa observe o fenômeno.
Os habitantes do Cairo, Jerusalém, Istambul e Teerã também terão a possibilidade de ver o eclipse.
O fenômeno será visto depois na Rússia Central, Cazaquistão, Mongólia e noroeste da China, regiões do mundo onde acontecerá na hora do pôr do sol.


Imagem do fenômeno é registrada em Locon, norte da França, por volta das 8h GMT(6h de Brasília. (Foto: Philipe Huguen/AFP)

Visão do Eclipse na cidade de Gaza - Israel.Foto: Hatem Moussa/AP

Outro registro do fenômeno em Viena, na Áustria. Foto:Ronald Zak/AP
Quatro eclipses solar parcial e dois eclipses lunar total ocorrerão em 2011. Esta combinação 04:02 de eclipses lunares e solares em um único ano é bastante raro, com apenas seis casos, durante o século 21 (2011, 2029, 2047, 2065, 2076 e 2094).
As datas e os tipos de eclipses em 2011 são as seguintes.
2011 04 de janeiro: Eclipse Solar Parcial
2011 01 de junho: Eclipse Solar Parcial
2011 15 de junho: Eclipse Lunar Total
2011 01 de julho: Eclipse Solar Parcial
2011 25 de novembro: Eclipse Solar Parcial
2011 10 de dezembro: um eclipse lunar total


segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

DISTÚRBIO PEROXISSÔMICO








Há alguns anos o cinema retratou em um filme chamado "Óleo de Lorenzo" o drama de um garoto com uma doença conhecida como ALD (Adrenoleucodistrofia) ligada ao cromossomo X.



Você sabia que essa doença é devido a um defeito que ocorre na organela peroxissomo?

Sabemos que os peroxissomos desintoxicam as células, funcionando como "incineradores" de substâncias prejudiciais.

Nesta síndrome existe defeito numa proteína integral da membrana do peroxissomo, que participa do transporte de ácidos graxos de cadeia longa para dentro dessa organela, onde sofreriam oxidação. O acúmulo desses ácidos graxos nos líquidos do organismo destrói a mielina do tecido nervoso, causando sintomas neurológicos graves.

Vejam como cada organela em nosso corpo tem a sua fundamental importância.





fonte: http://www.ufmt.br/bionet/curiosidades/15.12.04/Peroxissomo.htm

CALCULANDO A DISTÂNCIA DA QUEDA DE UM RAIO

Para se chegar a uma distância aproximada entre o ponto em que caiu um raio e o local onde você está, comece a contar os segundos no momento em que o relâmpago (luz do raio) foi visto e pare quando ouvir o trovão (som o raio). 

Depois, divida esses segundo por 3 e terá a distância em quilômetros. 

O GAFANHOTO DE OLHOS ROSA

Considerado pelos cientistas a espécie mais bonita encontrada.
Vive nas árvores mais altas das florestas, o que o torna difícil de ser encontrado e estudado.


FOTO:Conservation International/Divulgação

domingo, 2 de janeiro de 2011

AURORA BOREAL E AUSTRAL

São fenômenos visuais que ocorrem nas regiões polares de nosso planeta. Podem ser visualizadas no período noturno ou final de tarde nas regiões onde ocorrem. É um fantástico show de luzes coloridas e brilhantes, que ocorrem em função do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra. 
Quando este fenômeno ocorre em regiões próximas ao pólo norte é chamado de aurora boreal e quando aconteceu no pólo sul é chamado de aurora austral.
Além do planeta Terra, podemos encontrar este fenômeno em planetas como Júpiter, Saturno e Marte. 


Vejam agora algumas belas imagens de auroras boreais, austrais e fora da Terra.


             O fenômeno natural da aurora boreal colore o céu da cidade norueguesa de Grotfjord >>FOTO: EFE


Um espetáculo de beleza foi registrado na cidade de Grotfjord, na Noruega>> FOTO: EFE

O fenômeno ocorre por causa do impacto de partículas oriundas da magnetosfera - bolha magnética que rodeia o planeta - que se introduzem na atmosfera superior terrestre>> FOTO: EFE

Fotógrafo islandês Orvar Thorgiersson registra a evolução do fenômeno aurora boreal


Aurora boreal em Júpiter registrada pelo telescópio Hubble >> FOTO: NASA