Começou nesta terça-feira (04.01), pouco depois do amanhecer, na África do Norte e na Europa.
O cone da sombra que a Lua cria ao passar ante o Sol tocou superfície da Terra primeiro no norte da Argélia, às 04h40 de Brasília, antes de se deslocar para o leste e permitir que a maior parte da Europa observe o fenômeno.
Os habitantes do Cairo, Jerusalém, Istambul e Teerã também terão a possibilidade de ver o eclipse.
O fenômeno será visto depois na Rússia Central, Cazaquistão, Mongólia e noroeste da China, regiões do mundo onde acontecerá na hora do pôr do sol.
Imagem do fenômeno é registrada em Locon, norte da França, por volta das 8h GMT(6h de Brasília. (Foto: Philipe Huguen/AFP)
Imagem do fenômeno é registrada em Locon, norte da França, por volta das 8h GMT(6h de Brasília. (Foto: Philipe Huguen/AFP)
Outro registro do fenômeno em Viena, na Áustria. Foto:Ronald Zak/AP
Quatro eclipses solar parcial e dois eclipses lunar total ocorrerão em 2011. Esta combinação 04:02 de eclipses lunares e solares em um único ano é bastante raro, com apenas seis casos, durante o século 21 (2011, 2029, 2047, 2065, 2076 e 2094).
As datas e os tipos de eclipses em 2011 são as seguintes.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAdoro eclipses. Me lembro dos tempos de criança quando ficava de olho no céu observando os fenômenos. Vou acompanhar os desse ano com certeza. Parabéns pelo Blog.
ResponderExcluirOi professora sou agora sua aluna do 7B cpc. Gostei muito da sua pesquisa pois sou fascinada por eclipses apesar de nunca ter vido um. Com sua estimativas de quando vão aparecer os eclipses posso me preparar. bjs parabens pelo site
ResponderExcluir( BIA)
Obrigada Bia.
ResponderExcluir