quinta-feira, 28 de julho de 2011

O BALÉ DA FÍSICA

Fantástico! Não tenho outra definição!


"Para entender a ciência por trás da arte é só visitar a página do experimento no site da Universidade de Harvard."

quarta-feira, 27 de julho de 2011

SÍMBOLO DO INFINITO NO CORAÇÃO DA VIA LÁCTEA

Do G1,  em São Paulo


Uma imagem feita pelo telescópio espacial Herschel intriga cientistas pelo seu teor quase místico: o formato do símbolo do infinito bem no centro da  Via Láctea. A informação é do site  space.com.

(Foto: Nasa/ESA/JPL)


A estrutura de 600 anos luz de comprimento é feita de gás e é onde os astrônomos sabem que ocorrem os nascimentos de novas estrelas. E embora os cientistas já tenham feito fotografias de partes desse anel retorcido antes, essa foi a primeira vez que eles conseguiram uma imagem detalhada dele inteiro.

terça-feira, 26 de julho de 2011

GALÁXIA NGC 474

Nada como começar o dia encantada com mais uma beleza do Universo.

 Image Créditos & Copyright: P.-A. Duc(CEA,CFHT)

segunda-feira, 25 de julho de 2011

BASTA!!!!!

É preciso acordar!
A espécie humana não pode ser extinta pelas drogas!



Destruição Física causada pelas drogas.







CURIOSITY: O ROBÔ QUE IRÁ A MARTE

DA FRANCE PRESSE

veículo de exploração - cujo nome oficial é MSL (sigla em inglês de Laboratório de Ciência de Marte) - terá como missão buscar sinais de vida no planeta vermelho.
Ilustração do Curiosity já em solo marciano - JPL-Caltech/Nasa/France Presse
O Curiosity, que custou US$ 2,5 bilhões, vai explorar a cratera Gale. Nesse local, onde existe uma montanha, os pesquisadores estudarão a argila e os depósitos de sulfato situados em vários níveis de altitude.

Os pesquisadores não esperam que o jipe-robô Descubra seres vivos, e sim sinais que demonstrem a existência de vida microbiana e água nas profundidades do lugar a ser analisado.

O lançamento do Curiosity está previsto para o fim deste ano e sua chegada ao planeta deve ocorrer por volta de agosto de 2012.
Imagem da cratera Gale -JPL-Caltech/ASU/Nasa/France Presse

MAIOR RESERVATÓRIO DE ÁGUA DO UNIVERSO

 Na constelação de Lynx a uma distância de mais de 12 bilhões de anos-luz da Terra, foi encontrado o maior e mais distante reservatório de água do Universo.
Ele possui equivalente a 140 trilhões de vezes a quantidade de água de todos os oceanos que existem na Terra, e localiza-se  na região gasosa que cerca o quasar APM 08279 5255.
Crédito: NASA
A água está em forma de vapor e ajuda a compreender a natureza do quasar. O vapor d’água foi descoberto graças a instrumentos capazes de observar comprimentos de ondas milimétricas e submilimétricas. Esses instrumentos detectaram características da água chamadas assinaturas espectrais e, assim, recolheram as informações necessárias para determinar o tamanho do reservatório e sugerem que há gás suficiente para alimentar o buraco negro até que ele atinja seis vezes seu tamanho.
O vapor d’água da Via Láctea fica congelado, um dos motivos que faz a quantidade de água em nossa galáxia ser 4 mil vezes menor que no quasar. “O ambiente em volta desse quasar é muito peculiar e por isso produz essa grande massa de água”, disse Matt Bradford, pesquisador da Nasa. “É mais uma demonstração de que a água é dominante por todo o Universo, mesmo nos tempos mais primórdios”, completou. 
A pesquisa foi desenvolvida por dois grupos de astrônomos, formados por cientistas ligados a diversos institutos. A descoberta foi publicada pela revista “Astrophysical Journal Letters”.

Fontes: Revista Super Interessante :http://super.abril.com.br/
              Blog Imagens do Universo http://imagensdouniverso.blogspot.com

sexta-feira, 15 de julho de 2011

FOTÓGRAFO REGISTRA ATAQUE DE COBRA A UMA PERERECA

Do G1, em São Paulo

O fotógrafo Nicolas Reusens, de 35 anos, conseguiu registrar o exato momento em que uma cobra abocanhou uma perereca no Parque Nacional de Bako em Sarawak, em Bornéu. As imagens foram feitas no dia 20 de março e divulgadas no mês passado pela agência "Barcroft Media".
Segundo Reusens, o réptil levou cerca de 15 minutos para devorar sua refeição.


(Foto: Nicolas Reusens/Barcroft Media/Getty Images)

(Foto: Nicolas Reusens/Barcroft Media/Getty Images)

quinta-feira, 14 de julho de 2011

CELULAR QUE PODE SER CARREGADO COM O VENTO OU COM O SOL

O Aeolus é a invenção da estudante de design Cyrene Quiamco (EUA). Um celular todo diferente que possui um "mini" ventilador capaz de produzir energia com o vento. Ele pode ser carregado enquanto o usuário anda de bicicleta ou carro - perfeito para acabar com a dependência que temos de carregadores. Na parte de trás, tem pequenas placas solares.

O aparelho é feito com materiais renováveis além de ter uma tela LCD eficiente que consome pouca energia.

Perfeito não é?





terça-feira, 12 de julho de 2011

PARABÉNS NETUNO!


             Hoje Netuno completa seu primeiro aninho. Sua órbita em torno do Sol demora cerca de 165 anos, só agora é que ele está na mesma posição que foi descoberto em setembro de 1846.
         Com um diâmetro quase quatro vezes maior que o da Terra, Netuno é considerado um planeta intermediário entre os gigantes gasosos como Júpiter e Saturno e os pequenos rochosos como o nosso, sendo por vezes classificado como um "gigante de gelo" devido à presença de água, amônia e metano congelados na sua atmosfera. Essa concentração de amônia nas partes altas de sua atmosfera lhe confere a cor azul, característica que reforça sua associação ao deus dos mares da mitologia romana que lhe empresta o nome.


Algumas imagens do Aniversariante:































Fontes:

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Encontrado no Brasil cogumelo que emite luz

Foto: Cassius V. Stevani/IQ/USP /BBC Brasil
Pesquisadores encontraram no Piauí um cogumelo que emite luz e que tinha sido avistado pela última vez há quase 170 anos. A pesquisa do grupo de cientistas da USP e das universidades americanas de San Francisco e de Hilo, no Havaí, será publicada na revista científica Mycologia.

Neonothopanus gardneri é o maior fungo bioluminescente do Brasil e um dos maiores do mundo.

domingo, 3 de julho de 2011

PELES DE SAPOS PODEM TRATAR DOENÇAS

Foto: Getty Images
A pesquisa, liderada pelo professor Chris Shaw, da Escola de Farmácia da Queens University, em Belfast, na Irlanda do Norte, identificou duas proteínas nas peles dos anfíbios que podem regular o crescimento de vasos sanguíneos. Uma proteína da pele da perereca Phyllomedusa sauvagii (Hylidae) inibe o crescimento de vasos sanguíneos e pode ser usada para matar tumores cancerígenos. 

Shaw informou que a maioria destes tumores apenas pode crescer até um certo tamanho, antes de precisarem de vasos sanguíneos fornecedores de oxigênio e nutrientes. "Ao paralisarmos o crescimento dos vasos sanguíneos, o tumor terá menos chance de crescer e, eventualmente, vai morrer", disse. "Isto tem o potencial de transformar o câncer de doença terminal em condição crônica", acrescentou.

A equipe de pesquisadores também descobriu que o sapo Bombina maxima (Bombinatoridae) produz uma proteína que pode estimular o crescimento de vasos sanguíneos, o que pode ajudar pacientes a se recuperar de ferimentos e operações muito mais rapidamente.
"Isto tem o potencial para tratar uma série de doenças e problemas que precisam do reparo rápido dos vasos sanguíneos, como a cura de feridas, transplantes de órgãos, ulcerações diabéticas e danos causados por derrames ou problemas cardíacos", disse Shaw. Segundo o professor, os cientistas e companhias farmacêuticas do mundo todo ainda não conseguiram desenvolver um medicamento que possa, de forma eficaz, ter como alvo o controle do crescimento de vasos sanguíneos.

COBRA DE DUAS CABEÇAS


Uma foto liberada pela agência Efe no dia 29 do mês passado mostra uma python bicéfala com 50cm de comprimento encontrada em Villingen-Schwenningen, na Alemanha.
É a segunda python com duas cabeças a ser achada

Quando adulta, a python pode ultrapassar 1 m de comprimento. (Foto: EFE)
Fonte:

sexta-feira, 1 de julho de 2011

SUCESSOR DO HUBBLE JÁ TEM ESPELHOS PRONTOS

DA EFE, EM WASHINGTON


Os espelhos do telescópio James Webb, que a Nasa deve lançar ao espaço em 2014 para estudar o universo em frequência infravermelha, já estão prontos para observar as primeiras galáxias, informou a agência espacial americana em comunicado.
Imagem: Nasa
O telescópio James Webb, elaborado para ser o telescópio espacial mais moderno do mundo, será o sucessor do Hubble, lançado ao espaço em 1990. O tamanho de seu espelho principal é nove vezes maior que o do Hubble.


Uma vez construído, será o mais potente do mundo, mas ainda terá de esperar. Mais de 75% de seu hardware ainda está em fase de produção ou de testes.

Os cientistas esperam poder observar os objetos mais distantes no universo e ter imagens das primeiras galáxias formadas, assim como estudar os planetas que rodeiam estrelas distantes.

OBJETO MAIS BRILHANTE DO UNIVERSO PRIMITIVO

Uma equipe de astrônomos europeus utilizou o Very Large Telescope do Observatório Europeu do Sul (ESO), juntamente com outros telescópios, para descobrir e estudar o quasar mais distante encontrado até hoje. Este farol, cujo motor é um buraco negro com uma massa duas bilhões de vezes maior que a do Sol, é sem dúvida o objeto mais brilhante descoberto no Universo primitivo. Os resultados deste estudo sairão na revista Nature.
A elevada massa do quasar não pode ser explicada pelas teorias atuais de formação do Universo.
[Imagem: ESO/M. Kornmesser]
"Este quasar é uma importante sonda do Universo primitivo. É um objeto muito raro, que nos ajudará a compreender como é que os buracos negros de massa extremamente elevada cresceram algumas centenas de milhões de anos depois do Big Bang," diz Stephen Warren, o líder da equipe.

Astronomicando...
Os quasares são galáxias muito distantes e brilhantes que acredita-se serem alimentadas por buracos negros de grande massa situados em seu centro. O seu brilho torna-os poderosos faróis que ajudam a investigar a época do Universo em que as primeiras estrelas e galáxias se formaram. 
Embora objetos mais distantes tenham já sido observados (Hubble encontra a galáxia mais distante já observada), este quasar recém-descoberto é centenas de vezes mais brilhante que estes objetos. Entre os objetos suficientemente brilhantes para poderem ser estudados em detalhe, este é claramente o mais distante.



Fontes:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=quasar-mais-distante-ja-visto&id=020130110629
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/06/29/quasar-distante-e-objeto-mais-brilhante-ja-descoberto-no-universo-primitivo.jhtm

GALÁXIA MESSIER 78

Imagem captada pelo telescópio espacial Spitzer, divulgada hoje pela Nasa, mostra detalhes da galáxia Messier 78.
Imagem: Nasa/divulgação
Situada a 1600 anos luz da constelação de Orion, a Messier 78 pode ser observada com um pequeno telescópio, uma vez que é uma das nebulosas de reflexão mais brilhante do céu.

Confira outras imagens da galáxia.

Imagem: divulgação

Crédito: ESO e Igor Chekalin


Fontes: