Uma equipe de astrônomos europeus utilizou o Very Large Telescope do Observatório Europeu do Sul (ESO), juntamente com outros telescópios, para descobrir e estudar o quasar mais distante encontrado até hoje. Este farol, cujo motor é um buraco negro com uma massa duas bilhões de vezes maior que a do Sol, é sem dúvida o objeto mais brilhante descoberto no Universo primitivo. Os resultados deste estudo sairão na revista Nature.
A elevada massa do quasar não pode ser explicada pelas teorias atuais de formação do Universo. [Imagem: ESO/M. Kornmesser] |
"Este quasar é uma importante sonda do Universo primitivo. É um objeto muito raro, que nos ajudará a compreender como é que os buracos negros de massa extremamente elevada cresceram algumas centenas de milhões de anos depois do Big Bang," diz Stephen Warren, o líder da equipe.
Astronomicando...
Os quasares são galáxias muito distantes e brilhantes que acredita-se serem alimentadas por buracos negros de grande massa situados em seu centro. O seu brilho torna-os poderosos faróis que ajudam a investigar a época do Universo em que as primeiras estrelas e galáxias se formaram.
Embora objetos mais distantes tenham já sido observados (Hubble encontra a galáxia mais distante já observada), este quasar recém-descoberto é centenas de vezes mais brilhante que estes objetos. Entre os objetos suficientemente brilhantes para poderem ser estudados em detalhe, este é claramente o mais distante.
Fontes:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=quasar-mais-distante-ja-visto&id=020130110629
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/06/29/quasar-distante-e-objeto-mais-brilhante-ja-descoberto-no-universo-primitivo.jhtm
Nenhum comentário:
Postar um comentário