quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A ESTRANHA REPRODUÇÃO DOS RECIFES DE CORAIS



Os recifes de corais lançam toda uma operação para a sua reprodução, mas acontece apenas uma vez por ano e à noite, alguns dias após a lua cheia. Os pólipos libertam os seus gametas de forma sincrônica e estes misturam-se enquanto sobem à superfície, parecendo um manto colorido. Sébastien Faninoz, biólogo da WWF que registou o momento, compara o fenômeno à queda da neve ao contrário.

O momento foi registado no coração do Pacífico Sul, na Nova Caledónia. Este é um local protegido de qualquer perturbação que possa decorrer da atividade humana.

Para que o processo ocorra é determinante que a temperatura da água esteja entre os 26 e 27 graus Celsius. No dia seguinte, apenas se verifica um manto rosa alaranjado à superfície da água.

Os cientistas supõem que existe um estímulo químico nas águas que possam levar à libertação dos gametas, ou seja, uma espécie de estímulo às hormonas. Os investigadores avançam que o processo de reprodução está muito dependente das condições locais e que em outras zonas, a mesma espécie, poderá desenvolver um método diferente.

Fonte: http://www.cienciahoje.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário