quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O MÚSCULO MAIS FORTE DO CORPO HUMANO, QUAL SERIA?

De acordo com o site Life's Little Mysteries, ainda não conseguimos determinar qual é o detentor do título de "o músculo mais forte". O problema é que vários podem receber o título, dependendo do ponto de vista e de como medirmos a força.



 De maneira geral, aquele que consegue exercer mais força é o sóleo, que fica na panturrilha. Sem este músculo, não conseguiríamos caminhar, correr, dançar, talvez nem levantar.


Por outro lado, o título poderia ir para o músculo com maior capacidade de pressão - a quantidade de força por área. Ou seja, o sóleo pode até ser o músculo que nos mantém em pé, mas relativamente ele exerce menos força que o pequeno masseter, o músculo da mandíbula. Em 1986, a mordida do americano Richard Hofmann, de Lake City, na Flórida, exerceu uma pressão de 442 kg por 2 segundos, graças ao masseter, um recorde que acabou no Guinness Book.

O miométrio também pode entrar na disputa. O músculo uterino é conhecido por sua capacidade de contrair e relaxar durante o parto humano. Contudo, vai contra o miométrio o fato de ele ser usado praticamente apenas durante o parto e de depender de uma interação com hormônios e fatores bioquímicos para revelar sua verdadeira força. Ou seja, normalmente ele é um fracote Bruce Banner, mas durante o nascimento ele vira um Hulk.

O concorrente mais inusitado talvez seja a língua. Segundo o site, sua combinação de elasticidade e potência nos confere a capacidade de falar, comer e beijar.

O vencedor na categoria "devagar e sempre" certamente seria o miocárdio, a parede muscular do coração. Batendo cerca de 40 milhões de vezes por ano, um coração humano vai chegar a aproximadamente 2,5 bilhões de batidas no seu aniversário de 70 anos, sem nunca parar (com algumas exceções, é claro).

Por fim nós temos o concorrente "grandalhão". O maior músculo do corpo é o glúteo máximo, o bumbum. Nossas nádegas são responsáveis por manter o torso ereto e são poderosas o suficiente para permitir nossos mais altos pulos e mais rápidas corridas.


Fonte: http://www.achetudoeregiao.com.br/noticias/ciencia413.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário