quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

FÍSICOS CRIAM NOVA FONTE DE LUZ

Físicos da Universidade de Bonn (Alemanha) conseguiram um feito até agora considerado impossível – um super fotão (partícula elementar responsável pelos fenômenos eletromagnéticos), uma fonte de luz completamente nova. A descoberta abre vias para o fabrico de lasers ultravioletas e raios X, com uma aplicação industrial para a produção de chips mais potentes e circuitos integrados mais complexos, mas no mesmo suporte de silício. O estudo foi publicado na revista «Nature».                                                                                

O grande logro destes investigadores foi criar uma nova fonte de luz, um resultado de uma experiência que se torna importante do ponto de vista da física fundamental. Este super fotão – Bose-Einstein (BEC) – representa um novo estado de matéria ou quântico, de alta densidade.

                                                           Condensado Bose-Einstein de fotões

Esta concentração de átomos ou partículas num espaço compacto realiza-se a temperaturas tão baixas que não se distinguem e perdem a identidade e, por isso, formam uma espécie de superpartícula. A ideia já remonta a Satyendra Nath Bose e Albert Einstein (1924-25), mas não conseguiram reproduzi-la.


Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=46228&op=all

Nenhum comentário:

Postar um comentário