quinta-feira, 30 de junho de 2011

BARULHENTO?

Com apenas 2mm, o percevejo aquático Micronecta scholtzi, consegue cantar com uma potência de até 99,2 decibéis(equivalente ao som de uma orquestra escutada na primeira fila). Tudo isso para atrair a fêmea.


Jerùme Sueur/Efe

Cientistas do Museu Nacional de História Natural de Paris e da Universidade escocesa de Strathclyde conseguiram gravar e medir pela primeira vez com microfones debaixo da água o som produzido pelo percevejo ao esfregar seu pênis contra o abdômen, em processo conhecido como estridulação.

"Mesmo com o fato de 99% do som se perder ao passar da água para o ar, o barulho é tão intenso que uma pessoa que anda pela margem pode de fato ouvir essas pequenas criaturas no fundo do rio", assinala em uma nota o biólogo James Windmill, da Universidade de Strathclyde.


Os animais mais ruidosos da Terra costumam ser os maiores, como as baleias azuis e os elefantes, mas, segundo o estudo, se for comparada a intensidade do som ao tamanho de seu corpo, os Micronecta scholtzi são os campeões.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/937016-cientistas-comprovam-que-inseto-de-2-mm-e-o-animal-mais-ruidoso-da-terra.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário