sábado, 25 de junho de 2011

NÓ NO CÉREBRO

The Neural Correlate Society, instituição que divulga iniciativas de divulgação da neurociência,  escolhe as melhores ilusões de ótica criadas no ano passado. 
O Concurso anual de ilusão de ótica traz algumas imagens que mostram que não se deve acreditar em tudo que vê.


Confiram as primeiras colocadas:


Primeiro lugar: Silenciando a consciência da mudança pelo movimento de fundo
Reproduza o filme enquanto olha para o pequeno ponto branco no centro. Primeiramente, o anel é imóvel e é fácil dizer que os pontos estão mudando de cor. Quando o anel começa a girar, os pontos de repente parecem parar de mudar. Mas na realidade eles estão mudando o tempo todo. Dê uma olhada.


Jordan Suchow & George Alvarez - Harvard, USA
Seus autores acreditam que o fenômeno ocorre porque áreas específicas do cérebro monitoram locais diferentes no nosso campo de visão. Quando um objeto se move rapidamente, detectores locais podem não ter tempo de registrar mudanças súbitas nesse mesmo objeto. 

Segundo Lugar:  Agrupamento por contraste
Níveis de luminosidade de quatro discos modulares no tempo. Os dois primeiros discos tornam-se brancos quando o fundo dos dois outros discos tornam-se negro, e vice-versa. 
Erica Dixon, Arthur Shapiro & Kai Hamburger - American University, USA, Universität Giessen, Germany

Terceiro lugar:  The Loch Ness Aftereffect

Fixe o ponto vermelho no centro, prestando atenção ao anel rotativo de linhas cinzas.
A maioria dos observadores percebem que o anel de linhas gira lentamente, com saltos breves de rotação muito mais rápido na direção oposta. Os saltos muito rápidos são ilusórios. A ilusão normalmente fica mais forte depois de um ou dois saltos, e pareceser reforçada, prestando muita atenção às linhas no ringue.

Mark Wexler - Université Paris V, France

Outras ilusões no top 10.

Márcara do amor
A maioria das pessoas vê de cara um rosto desfocado no centro. Mas é possível notar, com bastante atenção, outra imagem: dois rostos – de um homem e de uma mulher – próximos, pré-beijo.
(© 2011 Gianni Sarcone, Courtney Smith & Marie-Jo Waeber)
Ilusões de anéis rotativos
A rotação é ambígua. Pequenas manchas pintadas sobre os anéis pode resolver a ambigüidade, forçando-os a olhar como um 8 ou como 2 anéis.



2 comentários: