Um ataque cardíaco acontece quando parte de seu coração não recebe oxigênio em quantidade suficiente.
O coração é um músculo e como os outros do corpo, precisa de oxigênio, que é fornecido pelo sangue dos vasos sangüíneos, conhecidos como artérias coronárias. Um coágulo sangüíneo em uma dessas artérias pode bloquear o fluxo de sangue para o músculo cardíaco o que acarreta prejuízos ao coração e a depender do tempo de duração deste bloqueio, uma parte do coração morre fazendo com que pare de funcionar corretamente.A baixa oxigenação nos músculos do coração pode aumentar os riscos de um infarto; e os medicamentos disponíveis para quadro clínicos como estes são restritos e apresentam muitos efeitos colaterais.
Estudo recente liderado pelo professor Rongjia Tao da Universidade de Temple – Filadélfia – expõe uma técnica mais viável e segura para diluir o sangue humano, submetendo-o a um campo magnético. Segundo Tao, este método fornece uma maneira eficaz de controle da viscosidade do sangue em um intervalo de tempo determinado.
Os pesquisadores descobriram que o campo magnético polariza os glóbulos vermelhos e os une em cadeias curtas. O líder da pesquisa explica que isto ocorre devido a maior susceptibilidade magnética da hemoglobina ao ser imersa em um campo de força. As descobertas foram publicadas na revista Physical Review. Outros estudos serão elaborados para aprimorar a técnica e identificar seus possíveis efeitos colaterais, mas até o momento os resultados são bastante positivos.
Fontes:

Nenhum comentário:
Postar um comentário