sábado, 25 de junho de 2011

A FÍSICA NA MEDICINA: IMÃS PODEM PREVENIR ATAQUES CARDÍACOS


Um ataque cardíaco acontece quando parte de seu coração não recebe oxigênio em quantidade suficiente.

O coração é um músculo e como os outros do corpo, precisa de oxigênio, que é fornecido pelo sangue dos vasos sangüíneos, conhecidos como artérias coronárias. Um coágulo sangüíneo em uma dessas artérias pode bloquear o fluxo de sangue para o músculo cardíaco o que acarreta prejuízos ao coração e a depender do tempo de duração deste bloqueio, uma parte do coração morre fazendo com que pare de funcionar corretamente.



A baixa oxigenação nos músculos do coração pode aumentar os riscos de um infarto; e os medicamentos disponíveis para quadro clínicos como estes são restritos e apresentam muitos efeitos colaterais.
Estudo recente liderado pelo professor Rongjia Tao da Universidade de Temple – Filadélfia – expõe uma técnica mais viável e segura para diluir o sangue humano, submetendo-o a um campo magnético. Segundo Tao, este método fornece uma maneira eficaz de controle da viscosidade do sangue em um intervalo de tempo determinado.
Os pesquisadores descobriram que o campo magnético polariza os glóbulos vermelhos e os une em cadeias curtas. O líder da pesquisa explica que isto ocorre devido a maior susceptibilidade magnética da hemoglobina ao ser imersa em um campo de força.  As descobertas foram publicadas na revista Physical Review. Outros estudos serão elaborados para aprimorar a técnica e identificar seus possíveis efeitos colaterais, mas até o momento os resultados são bastante positivos.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário