terça-feira, 21 de junho de 2011

DIA MAIS CURTO DO ANO


Solstício de Inverno é exatamente aquele dia que é mais curto e a noite é mais longa no ano. Este fenômeno acontece no dia 21 de junho no Hemisfério Sul, e marca a estação mais fria do ano. O Hemisfério Norte encontra-se na situação oposta, ou seja, eles estão no Solstício de Verão (onde o dia é mais longo e a noite mais curta). Isso se explica pela chamada Inclinação Axial da Terra, que "viaja inclinada” pelo espaço, em 23º 26′, para ser exato. Não fosse por esta inclinação, não haveria estações do ano. O Equador seria a região que receberia a luz do sol em intensidade máxima durante o ano todo (e possivelmente seria muito mais quente do que é), e o dia teria duração igual nos polos (que estariam constantemente gelados) ou nos trópicos.
Em resumo, quando um hemisfério se encontra mais exposto ao Sol (tendendo a receber mais calor, durante a estação chamada Verão), o outro se encontra necessariamente menos exposto ao astro (recebendo menos calor, durante o Inverno). O solstício é o momento em que a diferença atinge seu nível máximo.

Por conta dessa relevância do tema, o Google resolveu homenagear a data. Por isso, quem visita a página de pesquisas do Google pode encontrar um doodle na sua página inicial. Para conferir, é só entrar no site e ver a figura onde geralmente se pode visualizar o logo da página.
 
Fonte: 
sobreisso.com/2011/06/21/solsticio-de-inverno-no-hemisferio-sul
www.noticiasbr.com.br/solsticio-de-inverno-e-inicio-da-estacao-7402.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário